terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ensinamento de Meishu Sama

Não Julgueis

“Não julgueis é um ponto sobre o qual nunca é demais insistir. Há indivíduos que falam de seus semelhantes, julgando-os e classificando-os como bons ou maus. Em alguns casos, chegam a dizer que determinadas pessoas estão possuídas por maus espíritos.

O homem não pode conhecer o bem e o mal, o certo e o errado dos outros. Essa sabedoria pertence ao domínio de Deus. Somente Ele é capaz de julgar. É a vaidade que leva o homem a arrogar-se o direito de julgar os seus semelhantes.

Há pessoas que condenam as crenças alheias. Em nossa Igreja, há membros que pensam que algumas de nossas filiais precisariam ser reorganizadas. Devemos usar de muita cautela ao lidar com situações desse gênero. As pessoas que agem motivadas por falsas opiniões, incorrem, algumas vezes, na culpa de tentar interferir no funcionamento do Plano Cósmico.

Deveríamos ter em mente que O SUPREMO DEUS a tudo preside e que a Sua Sabedoria é por demais profunda para o entendimento superficial. Atenhamo-nos estritamente ao preceito ‘Não julgueis para não serdes julgados’, se quisermos conduzir as nossas vidas centralizadas em Deus.”

Comentário

Interpreto este ensinamento de Meishu Sama da seguinte maneira:

Quando Meishu Sama se refere: “Em nossa Igreja, há membros que pensam que algumas de nossas filiais precisariam ser reorganizadas...”, nesta época, as igrejas e suas várias filiais eram centralizadas em Meishu Sama, mas com autonomia, independentes. Não havia nenhum sistema rígido.
Mais tarde, após a ascensão de Meishu Sama, alguns grupos continuaram de maneira autônoma, sendo considerados dissidentes. Mas, como o próprio Ensinamento diz, tudo está de acordo com a vontade de Deus. Para cada grupo existe uma missão específica. Portanto, não podemos interpretar os desígnios de Deus com a nossa estreita visão.

Um grande abraço
Ministro José Carlos Alves
Templo Luz do Oriente
Núcleo de SCS, SP

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Corrigir a si próprio

Crédito da foto: Shirley Booth
Acredito ser uma grande bênção atingir um grau maior de iluminação e espiritualidade.

Entendendo que o ponto maior da fé é corrigir a si próprio, jamais enxergaremos as falhas e imperfeições alheias.

Ninguém é feito apenas de qualidades ou imperfeições. O amor do nosso Pai do Céu nos iguala em nossa essência. As diferenças fazem parte de nossas missões e mostram com qual propósito viemos a este mundo.

Vamos lembrar:

“Não percam tempo criticando os outros”.

Sábio conselho para cultivarmos sempre bons amigos.

Grande abraço

Ministro José Carlos Alves
Templo Luz do Oriente
Núcleo de SCS, SP

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dúvida do leitor

Crédito da foto: Flavio Takemoto
A postagem do dia 18 de maio, Orientação de Meishu Sama (clique AQUI para ler o texto na íntegra), recebeu uma pergunta de um leitor chamado Daniel:

Daniel pergunta: Ministro, desculpe se parecer crítica, mas se realmente o terceiro ponto fosse seguido, haveria uma única Igreja Messiânica, e não várias Religiões de Meishu-Sama, não é verdade? Mais uma vez, não quero parecer ofensivo, mas gostaria de ouvir a opinião do Sr. sobre o assunto.

Abaixo, o trecho mencionado e, em seguida, o esclarecimento:

Orientação de Meishu Sama

3. Seja qual for o sistema a ser implantado pela nossa Igreja, ele não deve ser criticado porque eu estou atuando através dele

Olá, Daniel!
É um prazer falar com você, vou procurar ser claro sobre a questão.

Neste ensinamento, Meishu Sama refere-se à sociedade japonesa. A Igreja, nesta época, passava por sérias perseguições e você poderá estudar este episódio na coleção Luz do Oriente, disponível em 3 volumes. Após sua ascensão houve, então, a necessidade de estruturar a religião, centralizada em um novo líder espiritual. Surgiram alguns problemas internos na organização, passando por várias fases, o que se prolongou por alguns anos.

A questão dos grupos dissidentes da Igreja é um assunto muito complexo e cuidadoso, pois envolve uma história, particularidades, aspectos físicos e espirituais, então acho que devemos zelar pelo nome da Igreja e, principalmente, de Meishu Sama, não expondo de maneira superficial a questão. Alguns dos reverendos e membros pioneiros, não aceitando algumas mudanças e imbuídos de grande devoção ao Mestre, procuraram novos caminhos para continuarem com suas missões, onde continuam divulgando até hoje os mesmos ensinamentos, ministrando o mesmo Johrei, onde Meishu Sama é o mesmo em todos os lugares.

Agora, Daniel, o que eu verdadeiramente acho mais importante em tudo isto é que "DEUS ALTÍSSIMO" está a vários níveis acima de toda ação humana, ou seja, as religiões de maneira geral, as Igrejas e todos os segmentos, são organizações que servem apenas para o aperfeiçoamento individual. Acredito que todos os homens são filhos amados deste mesmo "DEUS ALTÍSSIMO". Ele não tem preferências a determinado grupo ou religião, seja ela qual for. Ele ama indistintamente a todos. O problema é que os homens defendem o pensamento de que o seu time é o melhor, o seu País é o melhor, o seu cargo social é o melhor, a sua religião é a melhor, o seu Deus é o melhor e que a verdade está sempre do seu lado. Não conseguem viver em harmonia estando sempre em eternos conflitos, causando separativismo. Mas acreditamos, aqui, que quando se concretizar o Reino do Céu na Terra toda esta situação será bem diferente. Falaremos uma única língua e reverenciaremos o mesmo DEUS, sem lados nem divisas.

Que Deus e Meishu Sama estejam sempre com você!
Estarei sempre à disposição para eventuais esclarecimentos.

Um abraço,
Ministro José Carlos
Templo Luz do Oriente
Núcleo de SCS, SP