terça-feira, 29 de novembro de 2011

Elevar a alma e aperfeiçoar o espírito

Crédito da foto: Asif Akbar
“... Aquele que se preocupa apenas em melhorar os aspectos materiais da vida, tais como posição social, empreendimentos e profissão, flutua sem criar bases firmes. É preciso, por todos os meios, elevar a alma e aperfeiçoar o espírito. Quem tiver esse cuidado, construirá, passo a passo, um novo ‘eu’...”

Meishu Sama

Comentário

Realmente, a única segurança que temos é a de melhorar sempre o lado espiritual, em todos os aspectos. Mas como este lado é invisível, muitas vezes temos dificuldades de nos convencer desta verdade. O homem espiritualista tem consciência da dualidade espírito/matéria.
À medida que vamos evoluindo espiritualmente não temeremos mais nada, mesmo passando por momentos difíceis, com resignação diante do sofrimento. Quando estivermos suficientemente purificados, sentiremos muito alívio, teremos paz e portas se abrirão, trazendo muita luz e claridade em nossas vidas, que serão eternas.
Há um salmo de Meishu Sama que diz: “Quando um homem busca a felicidade unicamente na matéria, um dia ela escorrega pelas mãos”.

Um grande abraço
Ministro José Carlos Alves
Templo Luz do Oriente
Núcleo de SCS, SP

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ensinamento de Meishu Sama

“Desde antigamente ouve-se a expressão: ‘Os últimos serão os primeiros’. Essa máxima, na verdade, refere-se a uma forma de aprimoramento que permite permanecer numa posição inferior, quer dizer, ter uma conduta de vida que não possui o primeiro lugar, mas procure, antes de tudo, manter-se no anonimato, praticando o bem sem muito alarde.

Tal maneira de agir é de suma importância para as pessoas que buscam a vivência da fé verdadeira. Embora seja o modo de agir mais comum, as pessoas de fé devem cultivar sempre, em seus corações, o princípio segundo o qual quanto mais sábio, mais humilde.”

Comentário

Realmente, vivenciar este ensinamento não é nada fácil. Exige muita persistência e precisamos ter muita coragem em abrir mão de tudo o que a vida oferece como ostentação, tanto no sentido espiritual quanto no material. É como sentir um esmeril lapidando nosso interior, sendo arrancado à força o nosso ego e nossas vaidades. Então, com o tempo, a sensação é a de se tornar oco, vazio no bom sentido, como se fosse uma folha de papel em branco, para deixar que cada situação vá preenchendo em conteúdo.

Esta relação é o maior de todos os tesouros que alguém possa conquistar nesta vida e não posso deixar de dizer: “Como somos abençoados e felizes por termos a oportunidade de recebermos este aprendizado”.

“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte.” 1 Pedro 5:6

Boa semana a todos!
Ministro José Carlos Alves
Templo Luz do Oriente
Núcleo de SCS, SP

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Paraíso dentro do coração

Crédito da foto: Liz West

"...Para a vida humana se tornar autêntica, é preciso que as pessoas, por si mesmas, despertem e reconheçam, do fundo do coração, as suas falhas e se arrependam de as terem cometido..."

Meishu Sama


Comentário:

Acredito que a finalidade da fé seja despertar no homem a importância de ser humilde, assumir que comete erros e tem muitas falhas. É preciso sempre meditar sobre suas atitudes. Assim, fica fácil perceber o grau de felicidade em que vivem e também das pessoas ao seu redor. Então, de nada adiantará muitos ficarem, mesmo que dedicando suas vidas dentro de templos e igrejas, se não conseguem ter qualidades elevadas, escondendo aquilo que verdadeiramente fazem.

Não podemos esquecer que Deus enxerga tudo, principalmente o tamanho da bondade que carregamos no coração. Meishu Sama afirmou que é necessário, primeiramente, que surja o paraíso dentro do coração de cada um para depois construí-lo fora.

Boa semana a todos!
Ministro José Carlos Alves
Templo Luz do Oriente
Núcleo de SCS, SP