quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dúvida do leitor

Crédito da foto: Flavio Takemoto
A postagem do dia 18 de maio, Orientação de Meishu Sama (clique AQUI para ler o texto na íntegra), recebeu uma pergunta de um leitor chamado Daniel:

Daniel pergunta: Ministro, desculpe se parecer crítica, mas se realmente o terceiro ponto fosse seguido, haveria uma única Igreja Messiânica, e não várias Religiões de Meishu-Sama, não é verdade? Mais uma vez, não quero parecer ofensivo, mas gostaria de ouvir a opinião do Sr. sobre o assunto.

Abaixo, o trecho mencionado e, em seguida, o esclarecimento:

Orientação de Meishu Sama

3. Seja qual for o sistema a ser implantado pela nossa Igreja, ele não deve ser criticado porque eu estou atuando através dele

Olá, Daniel!
É um prazer falar com você, vou procurar ser claro sobre a questão.

Neste ensinamento, Meishu Sama refere-se à sociedade japonesa. A Igreja, nesta época, passava por sérias perseguições e você poderá estudar este episódio na coleção Luz do Oriente, disponível em 3 volumes. Após sua ascensão houve, então, a necessidade de estruturar a religião, centralizada em um novo líder espiritual. Surgiram alguns problemas internos na organização, passando por várias fases, o que se prolongou por alguns anos.

A questão dos grupos dissidentes da Igreja é um assunto muito complexo e cuidadoso, pois envolve uma história, particularidades, aspectos físicos e espirituais, então acho que devemos zelar pelo nome da Igreja e, principalmente, de Meishu Sama, não expondo de maneira superficial a questão. Alguns dos reverendos e membros pioneiros, não aceitando algumas mudanças e imbuídos de grande devoção ao Mestre, procuraram novos caminhos para continuarem com suas missões, onde continuam divulgando até hoje os mesmos ensinamentos, ministrando o mesmo Johrei, onde Meishu Sama é o mesmo em todos os lugares.

Agora, Daniel, o que eu verdadeiramente acho mais importante em tudo isto é que "DEUS ALTÍSSIMO" está a vários níveis acima de toda ação humana, ou seja, as religiões de maneira geral, as Igrejas e todos os segmentos, são organizações que servem apenas para o aperfeiçoamento individual. Acredito que todos os homens são filhos amados deste mesmo "DEUS ALTÍSSIMO". Ele não tem preferências a determinado grupo ou religião, seja ela qual for. Ele ama indistintamente a todos. O problema é que os homens defendem o pensamento de que o seu time é o melhor, o seu País é o melhor, o seu cargo social é o melhor, a sua religião é a melhor, o seu Deus é o melhor e que a verdade está sempre do seu lado. Não conseguem viver em harmonia estando sempre em eternos conflitos, causando separativismo. Mas acreditamos, aqui, que quando se concretizar o Reino do Céu na Terra toda esta situação será bem diferente. Falaremos uma única língua e reverenciaremos o mesmo DEUS, sem lados nem divisas.

Que Deus e Meishu Sama estejam sempre com você!
Estarei sempre à disposição para eventuais esclarecimentos.

Um abraço,
Ministro José Carlos
Templo Luz do Oriente
Núcleo de SCS, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário